Traduzir Conteúdo

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Dicas sobre despachar as Malas

O primeiro post de dicas desse blog não podia ser diferente, naturalmente o tema será despachando as malas!


Quais malas são despachadas?

As bagagens despachadas são as maiores, que vão no bagageiro do avião, geralmente as

cias aéreas consideram despachar as malas que possuam mais de 5 Kg (voos nacionais).

Ao despachar as malas você receberá um comprovante que deve ser guardado até receber sua mala de volta. Quando chegar ao seu destino, haverá uma esteira rolante com as bagagens dos passageiros do seu voo, antes de pegar a sua, confira se o número é o mesmo do seu comprovante.


Qual o peso e quantidade de malas que posso despachar?

Antes de começar a arrumar nossas malas uma informação importante é ter claro quanto peso podemos levar, essa informação pode variar de acordo com as normas do país ou da cia aérea, o ideal é checar com antecedência. Se os dados não estiverem na sua passagem, confira com a cia aérea.

Voos nacionais  – De acordo com a legislação brasileira, cada passageiro tem direito a despachar até 23 kg de bagagem, esse volume pode estar dividido em uma ou mais malas. Caso o peso ultrapasse os 23 kg será cobrada uma taxa extra por excesso de peso.

Voos internacionais – Para voos internacionais as regras podem variar dependendo do destino, portanto o ideal é consultar a cia aérea. Na maioria dos casos o peso máximo é 32 Kg e cada passageiro tem direito de despachar 2 malas. É importante lembrar que mesmo que as 2 malas totalizem 64 kg, não é permitido uma mala com 54 kg e outra com 10 kg por exemplo, isso porque o excesso de peso em uma das malas compromete a segurança da pessoa que a carregará. No Caso de voos para países do Mercosul, o limite tende a ser 23 kg, porém ressalto a importância de confirmar com a empresa aérea

Fique atento, pois o excesso de peso acarreta em taxas.

Outro ponto importante para se lembrar é que esse peso é permitido para voos que saem do Brasil para outro país. No caso de voos entre países europeus e voos domésticos nos Estados Unidos e outros países, esse volumes são diferentes. Confira o post sobre peso permitido em empresas Low Cost na Europa para não ser surpreendido.


Malas de mão

Como comentado anteriormente, para voos domésticos a mala de mão não pode ter mais de 5 kg e ser maior que 115 cm (altura + comprimento + largura). Caso exceda essa especificação, a companhia aérea poderá exigir que a bagagem seja despachada.  

Geralmente é possível encontrar nos aeroportos um  suporte de metal com a medida da mala para checar se poderá ou não embarcar com a mesma.

Para voos internacionais dependerá da companhia, mas geralmente o tamanho permitido é o mesmo podendo variar o peso.

Para voos internacionais, confira o que você não pode levar na sua bagagem de mão:




Dicas
  • Como muitas malas podem ser parecidas, identifique a sua bagagem para facilitar sua visualização na esteira da sala de desembarque.  Fitas, adesivos, etiquetas são itens que podem ajudar.
  • Para sua segurança, não transporte bagagem que não seja de sua ou que desconheça o conteúdo.
  • Objetos de valor como dinheiro e eletrônicos é recomendável não despachar.  Se houver necessidade, declare o valor dos bens transportados ainda no check-in 

Caso tenha mais dúvidas sobre sua bagagem, entre  em contato com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), atendimento 24h por dia, 7 dias por semana.
Nenhum comentário:

Postar um comentário