terça-feira, 26 de maio de 2015

O que fazer em Berlim - Roteiro de 3 dias

Berlim ainda é pouco visitada pelos brasileiros, muitos consideram o destino apenas em uma segunda viagem a Europa. Fui para a cidade meio por acaso e me apaixonei!

A quantidade de história presente em Berlim encanta a todos! E trata-se de uma história recente, afinal a Segunda Guerra foi vivida por muitos de nossos pais a avós.
Posso dizer que Berlim despertou em mim um interesse muito maior por histórias da Segunda Guerra, tanto que busco sempre conhecer um pouco mais em cada cidade européia que visito.

Fiquei apena 3 dias na cidade, é suficiente para conhecer bem, mas um dia a mais seria o ideal!




Dia 1

Para começar sua estadia na cidade, vá conhecer o Parlamento de Berlim, ele é diferente de qualquer outro, além de sua beleza ouça o áudio guide para entender melhor a visita.



Parlamento









Como já indicado em outros posts o Free Tour da empresa Sandemans está presente em grande parte dos meus roteiros. Recomendo o tour para que possa ter uma visão geral da cidade e se encantar com as histórias de Hitler e da Segunda Guerra. De todos os Free Tours que fiz o de Berlim foi o que mais gostei (junto com o de Praga –post Praga), acredito que pela quantidade de história e pelos excelentes guias que pude conhecer.

Para quem não conhece, a Sandemans é uma empresa que te leva a conhecer os principais pontos turísticos de algumas cidades e não te cobra nada por isso. No final do passeio você dá ao guia o valor que acreditar ser justo. É uma forma dos guias estarem sempre se esforçando para oferecerem aos turistas o melhor passeio possível.
O Tour começa às 11hs ou às 14h e sai de Brandenburg Gate. Com o guia, você poderá conhecer pontos turísticos como The Brandenburg Gate, o Bunker de Hitler, o Muro de Berlim, Checkpoint Charlie, a Torre de TV, entre outros.







Após o tour, volte para a Berliner Dom, a Catedral de Berlim, uma das catedrais mais lindas que já vi. De dia, vai perceber que está um pouco mal cuidada, mas a noite, com a iluminação ela fica incrível! Caminhe pelas ruas e siga até East Side Galerry, é uma galeria a céu aberto com mais de 105 pinturas de artistas de todo o mundo, e o melhor de tudo é que essas obras de arte são pintadas no antigo muro de Berlim! Vale muito a pena passear por lá! As pinturas da East Side Gallery documentam um tempo de mudanças e expressam a euforia e a esperança de um futuro melhor e livre para todas as pessoas do mundo.




Berlim também possui uma noite super agitada, com bares, baladas, é uma das cidades mais animadas da Europa. Se mesmo depois de caminhar tanto sobrar um pouco de energia, divirta-se!



Dia 2

Como estamos respirando Segunda Guerra, nesse hoje vamos conhecer o campo de concentração mais perto de Berlim, o Sachsenhausen. Fiz esse passeio com a mesma empresa do Free Tour, a Sandemans. O custo é de 15 Euros por pessoa e estudante paga 13 Euros. O ponto de encontro é novamente em Brandenburg Gate às 11h. O passeio dura 5 horas. 

Estar num Campo de Concentração é sempre angustiante, mas a primeira vez é um pouco pior. Conhecer os quartos, banheiros, câmaras de gás e relembrar uma história que marcou a humanidade pra sempre chega a ser assustador.

Na Alemanha as crianças só se formam nos colégios após conhecer algum campo de concentração ou extermínio, pois eles acreditam que enquanto o ser humano lembrar da história não vai permitir que aconteça de novo, por isso eu acho que é nossa obrigação saber um pouco mais sobre o que realmente aconteceu. Parece repugnante, mas a história é interessante e garanto que você sairá de lá querendo entender um pouco mais.














Dia 3

Já que está no clima da Segunda Guerra, vá para Gedächtniskirche, uma igreja que foi bombardeada na Segunda Guerra e que até hoje não foi reconstruída. É impressionante! Próximo à igreja encontrarás uma ótima zona comercial.

De lá, seguimos caminhando até o Tiergarten, um belo parque no centro de Berlim. Infelizmente nosso tempo chegou ao fim e fomos ao aeroporto despachar as malas rumo ao próximo destino.





Foram dias intensos em Berlim! Dias de muita caminhada, história e aprendizado, mas apensar da correria os dias foram simplesmente incríveis!

Se já esteve em Berlim e tem mais dicas para passar, comente esse post e compartilhe suas experiências!

Está viajando vários dias pela Europa? Sugiro fazer um roteiro entre 4 capitais, ParisLondres, Berlim e Amsterdam. Espero que se encante tanto quanto eu!



Nenhum comentário:

Postar um comentário